terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

CF 2008 - "Fraternidade e defesa da vida"



Você, caro leitor, deve estar se perguntando o que é CF, não é? Campanha da Fraternidade de 2008, o tema é "Fraternidade e defesa da vida" e o lema, "Escolhe, pois, a vida". A campanha é promovida pela Igreja Católica Apostólica Romana (vulgo Igreja Católica), mas que não deve agir somente a fé cristã e sim na sociedade como um todo, indo ao encontro de todos que promovem e desejam a Vida em abundância.



Viver é um privilégio, uma oportunidade de transformar as tristezas em alegrias, para que possamos realizar nossa missão e alcançar nossos objetivos, ou usufruir de tudo aquilo que traz benefícios no grau máximo que for possível sem cometer excessos prejudiciais a vida. O que hoje estamos fazendo não é viver, mas prolongar existências que não trarão nada de bom para o próximo. Temos, em geral, uma existência vã, buscamos felicidade nas coisas erradas esperando que algo de bom aconteça. Fazemos mau direta ou indiretamente para nós mesmos.

Os fatores mais preocupantes são:
  • Violência: todo e qualquer ato que cause dano físico, moral ou patrimonial, tendo como máximo grau o homicídio. Realmente, violência gera mais violência, a sociedade assolada pelo crime, crime "incentivado" pelo sistema e os sistemas que regem a sociedade são tardos e falhos.
  • Homicídio: ato de matar outra pessoa, o adequado seria preservar toda vida, ninguém deve negar o direito de um indivíduo viver. Infelizmente, não é o que se vê por aí, desde abortos e mães que matam seus bebês a suicídios e assassinatos banais. Ninguém merece ter sua existência abreviada.
  • Imperícia: incapacidade, falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando, o agente, em consideração o que sabe ou deveria saber. A imperícia se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica.
  • Negligência: é a omissão, descuido ou desleixo no cumprimento de encargo ou obrigação. Todos abrem mão do que é certo para fazer o que é mais fácil, ou então para algo em benefício próprio. Isso traz a corrupção para a sociedade ou brechas para ela.
  • Agressão ao meio ambiente: poluição do ar, terra e água; desmatamento e matança de animais. Isso afeta não só a vida dos animais, mas também a do homem. Há muito tempo, perdeu-se o equilíbrio entre a Natureza e sociedade, pois esta não tem respeito por nada nem valores, colocando em risco a sobrevivência da vida no planeta Terra. Uma verdadeira crise cultural.
Retomando o lema, este nos remete a opção de viver os prazeres da vida de forma despreocupada - praticar ou usufruir de tudo que bate a nossa porta, seja bom ou ruim - ou então viver de forma regrada com um futuro esperançoso - todos os atos tem conseqüências, as quais devemos estar preparados para arcar. Mas seguindo a linha da minha fé, tem-se as opções: fé pagã (usufruir de todos os prazeres que a vida tem a oferecer, além de idolatrar vários deuses) ou fé católica (optar pela salvação da alma, isso é, a eternidade é mais importante que a vida que temos na Terra).

Assuntos que devem ser tratados ou pensados com muito cuidado:
  • Legalização do aborto e da eutanásia no Brasil;
  • Experimentos científicos realizados em seres vivos (animais e seres humanos);
  • A sociedade está mais individualista, menos reflexiva e sem senso de realidade;
  • O verdadeiro amor é uma verdadeira incógnita, praticamente não existe;
  • Só existe apresso ou atribui-se valor a uma pessoa enquanto esta tiver algo a oferecer ou for útil;
  • Consumismo, nada é o bastante, uma busca por felicidade no mundo material (materialismo);
  • Pobreza, exclusão social e violência (esta não está associada somente aos temas citados neste item).
P.S.: o texto foi baseado na minha leitura e interpretação das publicações da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sempre tendo em mente que a leitura não é voltada para religiosos, mas sim para quem sonha com um futuro melhor, mais justo e rico - espero que não tenham ficado idéias soltas ou distorcidas. Algo que devo realçar é que eu não sigo a risca tudo que citei acima, não por causa do ditado: "faça o que digo, não faça o que faço", mas pois tudo isso é difícil e necessita de sacrifícios - é difícil se libertar dos vícios da sociedade e também por diversos outros motivos - no meu caso, vivo em conflito constante a respeito da eutanásia, um dia chegarei a uma conclusão apesar de que pela lógica é errado, pois tenta contra vida. O importante é entender tudo isso e ter consciência de como levamos nossa vida, mas mudá-la é uma escolha cabível a todos e que depende apenas de nós. Logo o método a se aplicar em todos esses temas é: ver, julgar e agir.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Dia 16-02-2008 !!!

Cá estou eu mais uma vez, posso dizer que esta semana foi realmente muito divertida e atípica quando se diz respeito a minha vida! E o dia que vou descrever por cima, não sai da linha! Um dia legal, apesar de que as coisas não saíram novamente como esperado. Personagens principais: Akhenaton, Ivo, Tauana e eu.

Primeiramente, passamos a tarde na casa do Akhena, conversando e comentando altas propostas. Descobri que ele toca piano! - "fodão" ein, Akhena!. Conheci o Bambi, não é aquele famoso personagem da Walt Disney, mas sim o cãozinho do Rei Sol.

Durante o caminho para a casa da Tau, nada como se exercitar sob a calorosa noite paulistana: trocar o pneu de um carro - neh não, ivo!?. Além de conversas básicas para se atualizar. Quando chegamos na Tau parecíamos um time de mecânicos, mãos engraxas - nada como se divertir de vez em quando, neh - e lá nos lavamos. Só que até aí já era muito tarde e não tinha como irmos onde queríamos, sem contar os fanfarrões que disseram que apareceriam e nada! - vou falar viu!

Depois rolou um passei Z/N a Z/O e de volta a Z/N, e nesse momento paramos na Braz Leme para decidir o que seria feito em seguida, depois do bate-papo, fechou o que seria feito... nada como Habib's e uns refrescos sob a luz do luar, ao som das músicas eletrônicas.

Foi divertido! É muito show passar o dia com os amigos, ainda que nada saia como planejado, pode-se curtir da mesma forma! Mas e então... qual o próximo rolé.