quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Eu, um Web Designer !?

Como é de costume, sinto vontade de escrever e venho aqui para falar sobre algo. Sinto-me incomodado por não ser bem sucedido, tenho uma formação simples: Técnico em Informática; não consegui estagiar, até o momento; e não tenho experiência profissional. Não tenho condições de pagar estudos ou cursos adicionais, por isso opto pela educação pública.

Ser autodidata é realmente muito difícil, é grande a quantidade de informação, além de saber onde procurar, o mais importante é saber o roteiro a se seguir e acompanhar as novidades. Isso é de vital importância quando se trata de áreas que vivem em constante mudança, por serem novas ou então ser da área de TI, como exemplo. No meu caso: adoro ler, adoro aprender, saber sobre as novas tendências de tecnologia, mas não consigo acompanhar tudo! Impossível!

Fiz o curso de PSD, no CEFET-SP, achei interessante e razoável. Mas na verdade foi muito melhor do imaginava! Nesses dois meses subseqüentes ao seu término, consegui identificar qual o seguimento de TI que pretendo seguir e que gosto de verdade: Web Designer. Mas o que esse profissional faz? Ninguém sabe definir ao certo, mas em suma é montar páginas de internet. Essa simples macrotarefa pode ser decomposta em:
  • Elaborar um layout sem utilizar Photoshop ou qualquer outro software de edição de imagens;
  • Elaborar totalmente um layout em um Photoshop ou programa alternativo, além de trabalhar imagens que devem ser inseridas no site;
  • Codificar as "engrenagens" que trabalham por trás da página que navegamos, podendo-se utilizar de HTML, CSS, Tableless, XML, Javascript;
  • Criar animações em Flash para serem inseridas no site, ou mesmo inserir o site inteiro dentro do Flash;
  • Quando necessário ele utiliza linguagens de programação mais robustas para dar suporte a banco de dados e/ou conferir segurança (PHP, ASP).
Você achou pouco? Engana-se. Cada um desses processos envolvem e requerem boa preparação, grande conhecimento, técnica, prática, "inspiração" - não a vontade ou não de fazer, mas no sentido de inovações, de conferir um maior grau de atração a sua produção -, testes e estudos - tentativa, erro e experimentação -, tempo, etc... Nem todas essas atividades são propriamente de um Web Designer, que é uma função que soma muitas vezes: programação, design, propaganda, marketing e artista digital.


Em uma madrugada dessas, eu estava lendo a respeito de Web Designer, Web Standards (Padrões Web) e Tableless (não utilizar tabelas em sites), além de estar em busca de apostilas sobre o tema. Foi bem produtivo, horas de leitura sobre os níveis de Web Designer, atuais tendências e seus motivos, como aprender a utilizá-las e onde.

No meio disso tudo, fiquei de certa forma triste, pois descobri que sou um Web Designer de baixo nível - que droga! apesar de todo meu perfeccionismo e tentativas de fazer e ser sempre o melhor. Desistir!? Claro que não! Isso vai me motivar aprenderei e treinarei essas tendências e padrões para me tornar um profissional mais bem preparado para o mercado e, também, conferir maior valor as minhas páginas. Não será tão simples, todavia me divertirei muito! Aproveitando a futura utilização de Tableless em meus sites, será possível visualizá-los em dispositivos móveis!

Por causa do aprendizado imprevisto, o site Umbrella Corp. sofrerá um atraso bem grande e como sou por enquanto o único Web Designer/Master da equipe. Quem sabe o André vem para a equipe, depois que ele se desocupar um pouco. Pela frente ainda existe muito trabalho e diversos problemas, o principal se refere ao suporte de tecnologias da hospedagem Googlepages, logo não será possível criar um fórum e nem trabalhar com a inserção automática de mensagens e o problema mais simples de se burlar é a atualização das News.

Como treino, irei montar alguns site utilizando o que estou aprendendo, tenho um ou dois sites "guardados na minha gaveta" pois não tive oportunidade de elaborar um Layout legal e publicá-los.

Seria excelente conseguir um estágio na área, me traria muito mais experiência e aprenderia muitas coisas, mas é realmente muito complicado conseguir - cansei de mandar currículos! Não vou desistir! Chegarei lá! Não gosto de ficar parado, é muito sem graça! O bom é sempre ter algo pra fazer e divulgar, pedir opinião sobre o que fez. Nossa falando em fazer, lembrei que tenho que atualizar um site para um cliente, embora seja fácil e rápido.

Ah, depois que eu aprender e aplicar essas coisas que disse, devo ir atrás de JavaScript, XML e retomar Flash (aproveito para fazer uma abertura bem legal para Umbrella Corp.). E por aqui concluo a postagem.