quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Eu, um Web Designer !?

Como é de costume, sinto vontade de escrever e venho aqui para falar sobre algo. Sinto-me incomodado por não ser bem sucedido, tenho uma formação simples: Técnico em Informática; não consegui estagiar, até o momento; e não tenho experiência profissional. Não tenho condições de pagar estudos ou cursos adicionais, por isso opto pela educação pública.

Ser autodidata é realmente muito difícil, é grande a quantidade de informação, além de saber onde procurar, o mais importante é saber o roteiro a se seguir e acompanhar as novidades. Isso é de vital importância quando se trata de áreas que vivem em constante mudança, por serem novas ou então ser da área de TI, como exemplo. No meu caso: adoro ler, adoro aprender, saber sobre as novas tendências de tecnologia, mas não consigo acompanhar tudo! Impossível!

Fiz o curso de PSD, no CEFET-SP, achei interessante e razoável. Mas na verdade foi muito melhor do imaginava! Nesses dois meses subseqüentes ao seu término, consegui identificar qual o seguimento de TI que pretendo seguir e que gosto de verdade: Web Designer. Mas o que esse profissional faz? Ninguém sabe definir ao certo, mas em suma é montar páginas de internet. Essa simples macrotarefa pode ser decomposta em:
  • Elaborar um layout sem utilizar Photoshop ou qualquer outro software de edição de imagens;
  • Elaborar totalmente um layout em um Photoshop ou programa alternativo, além de trabalhar imagens que devem ser inseridas no site;
  • Codificar as "engrenagens" que trabalham por trás da página que navegamos, podendo-se utilizar de HTML, CSS, Tableless, XML, Javascript;
  • Criar animações em Flash para serem inseridas no site, ou mesmo inserir o site inteiro dentro do Flash;
  • Quando necessário ele utiliza linguagens de programação mais robustas para dar suporte a banco de dados e/ou conferir segurança (PHP, ASP).
Você achou pouco? Engana-se. Cada um desses processos envolvem e requerem boa preparação, grande conhecimento, técnica, prática, "inspiração" - não a vontade ou não de fazer, mas no sentido de inovações, de conferir um maior grau de atração a sua produção -, testes e estudos - tentativa, erro e experimentação -, tempo, etc... Nem todas essas atividades são propriamente de um Web Designer, que é uma função que soma muitas vezes: programação, design, propaganda, marketing e artista digital.


Em uma madrugada dessas, eu estava lendo a respeito de Web Designer, Web Standards (Padrões Web) e Tableless (não utilizar tabelas em sites), além de estar em busca de apostilas sobre o tema. Foi bem produtivo, horas de leitura sobre os níveis de Web Designer, atuais tendências e seus motivos, como aprender a utilizá-las e onde.

No meio disso tudo, fiquei de certa forma triste, pois descobri que sou um Web Designer de baixo nível - que droga! apesar de todo meu perfeccionismo e tentativas de fazer e ser sempre o melhor. Desistir!? Claro que não! Isso vai me motivar aprenderei e treinarei essas tendências e padrões para me tornar um profissional mais bem preparado para o mercado e, também, conferir maior valor as minhas páginas. Não será tão simples, todavia me divertirei muito! Aproveitando a futura utilização de Tableless em meus sites, será possível visualizá-los em dispositivos móveis!

Por causa do aprendizado imprevisto, o site Umbrella Corp. sofrerá um atraso bem grande e como sou por enquanto o único Web Designer/Master da equipe. Quem sabe o André vem para a equipe, depois que ele se desocupar um pouco. Pela frente ainda existe muito trabalho e diversos problemas, o principal se refere ao suporte de tecnologias da hospedagem Googlepages, logo não será possível criar um fórum e nem trabalhar com a inserção automática de mensagens e o problema mais simples de se burlar é a atualização das News.

Como treino, irei montar alguns site utilizando o que estou aprendendo, tenho um ou dois sites "guardados na minha gaveta" pois não tive oportunidade de elaborar um Layout legal e publicá-los.

Seria excelente conseguir um estágio na área, me traria muito mais experiência e aprenderia muitas coisas, mas é realmente muito complicado conseguir - cansei de mandar currículos! Não vou desistir! Chegarei lá! Não gosto de ficar parado, é muito sem graça! O bom é sempre ter algo pra fazer e divulgar, pedir opinião sobre o que fez. Nossa falando em fazer, lembrei que tenho que atualizar um site para um cliente, embora seja fácil e rápido.

Ah, depois que eu aprender e aplicar essas coisas que disse, devo ir atrás de JavaScript, XML e retomar Flash (aproveito para fazer uma abertura bem legal para Umbrella Corp.). E por aqui concluo a postagem.

Um comentário:

*£*TAU*£* disse...

EU O QUE SEREI?

Bom sobre você sentir-se incomodado em não ser bem sucedido, posso dizer no mundo de hoje você não é o único, talvez você pense que essa frase seja fria ou que eu não entenda. Mas, sim eu entendo e infelizmente é assim, estudamos para algo, e não recebemos contribuição, será que foi o suficiente? Ou nossas condições nos limita a isso??
Por isso sempre detestei fazer planos e sempre deixei a vida me levar, até eu fazer meus 18 anos e descobrir que eu que a tenho que levar comigo. Mas eu não disisto, sei que ainda terei a chance de mostrar a minha capacidade e sei que o mundo me espera e vou poder ter, ser tudo aquilo que sempre desejei e almejei.

Saber tudo? Estar especializado em tudo? Isso não existe, todos os dias existe algo novo, todos os dias temos que nos atualizar, se soubéssemos tudo, não teria graça aprender.

Bom sobre os cursos e tudo que vc tem que especializar, não posso dar muito palpite, sou uma hacker máster, mas não entendo de tudo.

Desejo sorte e digo, acredite o mundo também te espera, e quando nos aceitar não vai ter erro.

Beijos querido.