terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

CF 2008 - "Fraternidade e defesa da vida"



Você, caro leitor, deve estar se perguntando o que é CF, não é? Campanha da Fraternidade de 2008, o tema é "Fraternidade e defesa da vida" e o lema, "Escolhe, pois, a vida". A campanha é promovida pela Igreja Católica Apostólica Romana (vulgo Igreja Católica), mas que não deve agir somente a fé cristã e sim na sociedade como um todo, indo ao encontro de todos que promovem e desejam a Vida em abundância.



Viver é um privilégio, uma oportunidade de transformar as tristezas em alegrias, para que possamos realizar nossa missão e alcançar nossos objetivos, ou usufruir de tudo aquilo que traz benefícios no grau máximo que for possível sem cometer excessos prejudiciais a vida. O que hoje estamos fazendo não é viver, mas prolongar existências que não trarão nada de bom para o próximo. Temos, em geral, uma existência vã, buscamos felicidade nas coisas erradas esperando que algo de bom aconteça. Fazemos mau direta ou indiretamente para nós mesmos.

Os fatores mais preocupantes são:
  • Violência: todo e qualquer ato que cause dano físico, moral ou patrimonial, tendo como máximo grau o homicídio. Realmente, violência gera mais violência, a sociedade assolada pelo crime, crime "incentivado" pelo sistema e os sistemas que regem a sociedade são tardos e falhos.
  • Homicídio: ato de matar outra pessoa, o adequado seria preservar toda vida, ninguém deve negar o direito de um indivíduo viver. Infelizmente, não é o que se vê por aí, desde abortos e mães que matam seus bebês a suicídios e assassinatos banais. Ninguém merece ter sua existência abreviada.
  • Imperícia: incapacidade, falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando, o agente, em consideração o que sabe ou deveria saber. A imperícia se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica.
  • Negligência: é a omissão, descuido ou desleixo no cumprimento de encargo ou obrigação. Todos abrem mão do que é certo para fazer o que é mais fácil, ou então para algo em benefício próprio. Isso traz a corrupção para a sociedade ou brechas para ela.
  • Agressão ao meio ambiente: poluição do ar, terra e água; desmatamento e matança de animais. Isso afeta não só a vida dos animais, mas também a do homem. Há muito tempo, perdeu-se o equilíbrio entre a Natureza e sociedade, pois esta não tem respeito por nada nem valores, colocando em risco a sobrevivência da vida no planeta Terra. Uma verdadeira crise cultural.
Retomando o lema, este nos remete a opção de viver os prazeres da vida de forma despreocupada - praticar ou usufruir de tudo que bate a nossa porta, seja bom ou ruim - ou então viver de forma regrada com um futuro esperançoso - todos os atos tem conseqüências, as quais devemos estar preparados para arcar. Mas seguindo a linha da minha fé, tem-se as opções: fé pagã (usufruir de todos os prazeres que a vida tem a oferecer, além de idolatrar vários deuses) ou fé católica (optar pela salvação da alma, isso é, a eternidade é mais importante que a vida que temos na Terra).

Assuntos que devem ser tratados ou pensados com muito cuidado:
  • Legalização do aborto e da eutanásia no Brasil;
  • Experimentos científicos realizados em seres vivos (animais e seres humanos);
  • A sociedade está mais individualista, menos reflexiva e sem senso de realidade;
  • O verdadeiro amor é uma verdadeira incógnita, praticamente não existe;
  • Só existe apresso ou atribui-se valor a uma pessoa enquanto esta tiver algo a oferecer ou for útil;
  • Consumismo, nada é o bastante, uma busca por felicidade no mundo material (materialismo);
  • Pobreza, exclusão social e violência (esta não está associada somente aos temas citados neste item).
P.S.: o texto foi baseado na minha leitura e interpretação das publicações da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sempre tendo em mente que a leitura não é voltada para religiosos, mas sim para quem sonha com um futuro melhor, mais justo e rico - espero que não tenham ficado idéias soltas ou distorcidas. Algo que devo realçar é que eu não sigo a risca tudo que citei acima, não por causa do ditado: "faça o que digo, não faça o que faço", mas pois tudo isso é difícil e necessita de sacrifícios - é difícil se libertar dos vícios da sociedade e também por diversos outros motivos - no meu caso, vivo em conflito constante a respeito da eutanásia, um dia chegarei a uma conclusão apesar de que pela lógica é errado, pois tenta contra vida. O importante é entender tudo isso e ter consciência de como levamos nossa vida, mas mudá-la é uma escolha cabível a todos e que depende apenas de nós. Logo o método a se aplicar em todos esses temas é: ver, julgar e agir.

3 comentários:

*£*TAU*£* disse...

Tenho que assumir, sou católica e nunca dei atenção ao CF, mas sempre soube de suas existência. Esse ano lendo aqui no blog, comecei a ter conhecimento.

“Viver é um privilégio de transformar as tristezas em alegrias...” uhmmm, é de se parar para pensar, não sei se viver é só para transformar tristeza em alegria, acho que viver seria ter tudo e viver tudo com a mesma intensidade, a tristeza, a alegria, a felicidade, o sofrimento, o amor, o ódio e assim vai, viver não tem uma fórmula certa, nem uma dica ideal. Mas levando para a frieza do dicionário viver é existir. Será que é apenas existir??
Em alguns casos sim, acredito que existam pessoas que se satisfazem sem muitos esforços para viver apenas existem em seu dia a dia, mas e aqueles que existem impossibilitados de viver??

Acho meio injusto da minha parte falar e dizer o que se deve melhorar, o que fazer para acabar com a violência, com o homicídio, com a imperícia ((palavra que conheci agora)),

com a negligência ou a agressão ao meio ambiente. Acho sim é válido você bater na mesma tecla para um mundo melhor, quem sabe um dia isso não aconteça?! Mas antes deu sair pedindo a todos que colaborem com tudo isso eu tenho que fazer a minha parte, não me sinto confortável dizendo ao outro se eu mesma não cumpro ao máximo tais atividades.

Olha vou lhe ser sincera, já pensei em ser médica e já desistir, e não por falta de querer, mas por falta de vontade, mas algo que não combinava em minha cabeça era a função de minha profissão e minha opinião de eutanásia. ((minha opinião, longe de qualquer religião, é que se você não sobrevive naturalmente sobre os ares normais e as batidas naturais do coração, é porque chegou sua hora, não se deve ficar insistindo, se fosse para continuar, Deus proveria de resolver isso)), alguns podem estar falando agora, ainda bem que ela desistiu da medicina, talvez seja ainda bem mesmo.

Sou contra experimentos em animais também, sou contra a animais que sofrem para parar em nossas mesas, mas não nego eu amo carne de animal. E isso não se encaixa tão bem. Chega a ser confuso.

O individualismo, uhmmmm algo complicado, ultimamente tenho percebido que o mundo todo é assim, antes si próprio depois o outro, me diz você conhece alguém que faz pelos outros primeiro ao invés de si mesmo?? Se conhece, não o deixe sair de sua vida nunca. É raridade, alias lê pode ser um ET.

Fui à missa semana passada e o Padre falou sobre o sentimento amor que me fez refletir, eu não acredito em amor entre homem e mulher, apenas no fraternal, e o padre disse, que quem não acredita no amor ou que ele não existe, a pessoa esta com algum problema, será? O que seria o amor? Apenas a palavra que todos saem a distribuindo como se fosse um oi???
Atribuir valor ao próximo por interesse se encaixa no individualismo.
Materialismo, difícil de desprender dele? Não seria hoje uma felicidade para alguns? E a felicidade não seria a fonte de viver? Vai entender.

Exclusão social, lutar por uma igualdade? Até concordo que a exclusão é a coisa mais horrendo, mas e aquele que não gosta de trabalhar que é preguiçoso merece ter a mesma vida que o outro que batalha?? Ta, pensamento errado o meu eu sei!

Bom não quero desacreditar no mundo, não quero que as pessoas deixem de lutar por um mundo melhor e que parem de existir e que vivam de verdade, mas antes deu pedir e ajudar a elas a fórmula preciso sair de cima desse muro que me enche de dúvidas e fazer minha parte, aí sim, tentarei incentivar o próximo.

Unknown disse...

Realmente é muito difícil descrever o que é viver, cada hora definimos de um jeito conforme o que vivemos.

Devo acrescentar que a Campanha da Fraternidade acabou antes de ontem: sábado (15-03-2008). E ontem foi Domingo de Ramos...

Concordo quanto a viver livremente sem depender de aparelhos para te manter estável, para que prolongar os sofrimentos, neh !?

É mesmo, não sei se conheço alguém que pense totalmente nos outros ao invés de só em si... aliás, talvez eu conheça sim...

E novamente caímos na amizade ou amor por interesse não é mesmo! rsrs Infelizmente é realidade e nossos amigos pensam assim...

Exclusão social!? e nós que somos privados de trabalhar pois não temos especialização!? o governo deveria prover mas não está nem aí, um meio de exclusão que gera outro!

Os muros que restam dentro de mim estão rachando e com o tempo desabaram, terei o poder da liberdade e da decisão...

*£*TAU*£* disse...

REBATE..hihihi

Não é difícil descrever o que é viver, eu sei o que é viver pra mim, mas é difícil convencer o outro disso, porque cada um tem sua maneira de viver. Mas uma coisa é certa e que todos procuram como diria Gonzaguinha “Viver e não ter a vergonha de ser feliz!”. Basta saber isso e viver, ser medo de ter e sentir qualquer sentimento, somos seres humanos, temos esse direito.

Domningo de Ramos queria ter ido a missa mas não fui =//

Também acho que é prolongar sofrimento a eutanásia, mas muito são contra como pensamos, e também conheço um caso, de uma garota que ficou em eutanásia durante 2 anos, diziam que ela já estava morta e ela sobreviveu, e hoje vive normalmente, por isso fico meio assim, mas se fosse comigo eu prefiro que desligue tudo. ((acredita que cheguei a pensar que você ia ser contra minha opinião?))

Já falei se você conhece alguém que pense primeiro nos outros cuidado, pode ser um E.T. =O rssss.

Pois é, essa história de amizade e amor serem interesses já esta dando até para virar um post aqui nesse blog viu?! O mundo pensa assim amor, não são só nossos amigos, mas sabe quando falo que nós dois num somos desse mundo só pode viu?!

Bom, sobre governo, política e tudo mais, nem vou discutir, acho tudo uma pouca vergonha, aff, e de boa eu não desisto do meu país. Ainda virá alguém pra nos salvarmos disso tudo.

Não existe muros, existe apenas você se proibindo de ser livre.

Beijossss