sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Lembrando...

Às ainda posso sentir aquele cheiro de umidade, pela janela podia-se ver as folhas balançarem ao vento, mais ao fundo: um prédio azul com estrutura arredondada com muitas janelas, algumas quebradas, umas fechadas, outras abertas e ainda algumas obstruídas por causa do forte sol que nelas batiam.

Dentro da sala em que me encontrava, podia-se ver muitas pessoas, a maioria sentada e poucos em pé. Em geral, menores de idade, bem jovens, vestidos com calça azul, camiseta branca, calçados diversos... copiavam a matéria posta lousa. Professores variados revezavam sua presença na sala, cada um com sua personalidade especial a qual agradava muito alguns alunos enquanto que outros não, embora todos fossem amigos.

Ao fundo da sala armários de metal, alguns com portas rosadas, outros com adesivos, além de outros com “pichações”. Com certeza não estavam vazios e pertenciam aos alunos que compunham a sala, quase todas as portas com cadeados. Qualquer um que entrasse na sala, só podia ver os armários, mas este ocultava “pichações” na parede – uma parede da fama do Integral, nomes, assinaturas, desenhos, etc.

Além daquele cheiro de bolor conseguia perceber o cheiro das árvores que era úmido em contraste com o áspero e árido odor da areia sob as folhas verdes, onde os troncos se fincavam. Essa área era circundada por grades azuis, com um único acesso: um portal que corria por sobre polias que imitavam rodas deslizantes.

Ao redor dessas áreas citadas haviam tantas outras coisas, interessantes ou não. Mas o que mais me traz saudades é sala, onde tantas coisas aconteceram, três anos! Muitos amigos! Muita diversão! Momentos decisivos de muitas vidas... Minhas palavras não suficientes para expressar minha plena nostalgia...

Sabe! Não tenho boa memória! A maior parte das situações em minha mente vão se perdendo e desbotando por causa do tempo, e assim me entristeço. Eu me arrependo por não ter feito um diário durante o ensino médio inteiro ao invés daquelas poesias sem sentido. Ainda bem que algo que não me esqueço é das sensações e dos sentimentos. Lembro-me de cada abraço, cada beijo, cada pancada, cada risada, cada tombo, boladas, tudo, tudo. Para eu me lembrar basta fechar os olhos e deixar a luz desse tempo voltar.

Além desses tipos de lembrança há: fotos, vídeos, cartas, testemunhos, amizades, conversas e tudo mais que faço com o pessoal que pertenceu ao Integral... Lágrimas de alegria são boas e sempre devem vir, como agora enquanto escrevo...

Vejo-me agora em meio a areia em que não tive a oportunidade de fazer um piquenique com meus queridos amigos, olho para o belo sol, que bate em minha face, e me cega, tudo gira devagar e perco todos meus sentidos... Pura suavidade!

3 comentários:

*£*TAU*£* disse...

Assim que eu voltar de viagem a primeira coisa q farei é vim comentar esse texto...beijosss

*£*TAU*£* disse...

Tenho que assumir que depois que voltei de viagem não foi à primeira coisa que fiz vim comentar aqui. Vocês sabem como é, pessoa importante, muita coisa a fazer!hahaha...

Vamos ao que interessa: O COMENTÁRIO!

Também lembro de tudo, como se fosse agora, chegar logo cedo, e já ver algumas pessoas sentada à porta da sala, naquele banquinho marrom todo velho, mas que quando ausente, lá íamos nós atrás dele.
Se calor, todos na porta animados, contando de um fim de semana ou se frio dizendo que tudo que queria era estar em casa dormindo.

Aquela sala, nossa aquela sala tinha cheiro estranho sim e quando vinha o inspetor com a chave e abria logo saia aquele monte de insetos voadores que passaram a noite lá...hahaha
Ah! O uniforme, aquele que eu tanto detestava e que hoje tudo que tenho vontade é de acordar colocá-lo limpinho e branquinho pronta para ir a aula. Lembro de vc Will todo cuidadoso com a camiseta, vc a dobrava embaixo sempre q sentava porque não queria que amassasse. Lembra?!
Não me lembro muito de ver todos copiando a matéria não, talvez na primeira aula apenas, ou apenas aqueles de sempre, que depois serviam de xerox para as cópias desesperadas, naqueles 5 minutos antes do visto no caderno ou da prova.

Ah sim, nem todos agradavam a todos, tinha até aqueles grupos que só de se olhar à forma como os alunos faziam a mesa dançar, já dava pra perceber a que grupo cada um pertencia, outros sociáveis outros não.

Os armários, famosos, eles tem até histórias, 1° foi quando deu um problema e resolveram fazer com que nós assinássemos um papel fininho dizendo que se era responsável pelo armário tal, depois as portas foram sumindo, os pés capengando, por dentro: muitos intocáveis perdidos, aventais amassados, praticamente socados lá dentro, mas que eram muito úteis...hahaha...em outros aquela bolsinha com escova de dente, pasta e um desodorante básico....hahaha ah, e os armários eram ótimos para se guardar provas de nota baixa e os boletins de notas baixas, lá dentro eles se perdiam, certa vez os armários serviram até para armazenar umas caixas de som que nos davam um animo a mais com o som que dali saia.

Ah famosa parede pichada, lá tinha nomes e apelidos que se parasse para falar de cada um daria dias de histórias, cada sentimento especial ficou lá guardado, de cada um.

Aquelas arvores, que em dia de prova eu olhava pra elas tentando achar alguma resposta lá! Ah isso me lembra o projeto plantando na escola, nossa plantação era bem de frente a sala. Um incentivo do grande Gilvan.

Ao lado da sala tinha a gráfica, aonde sempre íamos para pedir à moça que grampeasse o nosso relatório, ou até mesmo ela brigar com a gente por tanto barulho e barraco na frente da porta dela..hahaha
Quem entrasse no colégio e olhasse aquele canto em que ficava a sala podia a chegar a imaginar que era um lugar abandonado, mas mal sabiam que ali faziam presentes histórias e felicidades de muitas pessoas.

Muita saudade mesmo!!Faz falta sim, talvez hoje eu esteja feliz e melhor, mas é um tempo que valeu a pena é o integral. Amigos, uns ficaram aqui comigo pra sempre, outros ficaram apenas para lembranças.

Agora veio em minha memória um momento cômico em que uma professora doida levou todos para dentro de uma caverna e nunca nos tirou de lá, talvez seja isso que nos difere de todos, ficamos lá dentro todos vivendo cada sentimento e momento juntos e por isso não esquecemos jamais essa sala.

Poesias escritas sem sentido??Claro que não, algo lhe inspirava, talvez sem perceber o sentimento que você tinha no momento em que escrevia cada poema você tenha sentido ou observado lá dentro daquela pequena sala, e talvez sem perceber seus poemas sejam um diário de cada minuto ali.

Lembro-me tbm de cada abraço, era a sala mais separada e mais unida de todos, podia todos se odiar mas se alguém chorava tava todos lá pro abraço. Acho que isso não encontraremos em lugar algum do mundo, pessoas tão queridas, características que completavam características. Tudo eu me lembro, os micos, os tombos, as musicas que se faziam presente, os barracos, os casais, as fofocas...nhaaa tudinho.

Não me vêem lagrimas na lembrança, mas me vem um sentimento bom e de paz que não se tem igual.

HAHAHAHA você falando do pic nic, ai o pic nic tão falado do Will, lá não fizemos pic nic, mas tivemos tantos momentos, areias no sapato, arvore com nome de nós todos, a procura de um cantinho de sol para se esquentar, um corre corre no intervalo da tarde que levantava um pó, mas era perfeito...era uma sincronia perfeita.

Não é a toa que naquele dia em frente à cantina onde passávamos nosso intervalo o menino disse: “estou suave”, soou engraçado na hora mas hoje entendo, lá dentro vivíamos apenas na suavidade da vida, quando saímos de lá vemos a realidade.

Mas olha, eu digo, aproveitei cada minuto lá. E se pudesse voltaria sim, pelo menos para um dia daqueles.

Acabo esse comentário apenas com uma palavra: SAUDADE!

Ps1.: Só quem viveu lá sabe e entende tudo.
Ps2: Lembrar é reviver!!!!

Unknown disse...

Huhahauhua

Nossa! Algumas coisas você tirou do fundo!

Mas você eskeceu da mulher chata da Gráfica! Q reclamava por pisarmos pesado demais no chão! hauauh

O Gilvan imitando um Líquen fixado a porta!

Realmente! Um tempo q deixou imensas saudades! E também me sinto muito mais feliz atualmente!

O episódio da caverna foi engraçado! Estou preso lá até hoje! E acho q o nome da caverna é Integral! hauhuah!

Grandes trapalhadas! E a suavidade do cara acabou ganhando meu Blog!

Sinto uma leve pressão em meu coração ao pensar nessas coisas... excelentes momentos!

E naum devemos nos eskecer do Zoológico e do Horto Florestal... Afinal foi muito divertido!